Existem várias formas de reduzir a pegada ecológica e contribuir individualmente para um planeta mais sustentável. Uma das mais importantes passa pela redução da energia que os nossos edifícios consomem, na quantidade de água que usam e no território que ocupam.
Algumas dicas, com diferentes níveis de esforço de investimento, podem ajudar a tornar a sua casa mais eficiente.
1. Reduza o aquecimento em 1ºC
Vários estudos demonstram que a redução da geração de calor em apenas 1ºC, multiplicado pelos dias de inverno, contribui eficazmente para a redução do consumo energético e para a emissão de gases poluentes.
2. Substitua as janelas antigas
Janelas eficientes reduzem a perda da energia gerada no interior e ajudam a baixar o valor da factura mensalmente.
3. Isole paredes, coberturas e pavimentos
A melhoria do isolamento da envolvente dos edifícios, em especial da cobertura, é uma das medidas mais rápidas e eficientes para reduzir o desperdício de energia.
4. Instale equipamentos mais eficientes
Desde iluminação LED, até aos electrodomésticos, passando pelos sistemas de climatização, quanto mais eficientes forem os seus equipamentos, menor será a sua pegada ecológica.
5. Invista em energias renováveis
Existem vários sistemas de energia renovável para climatização e produção de água quente. O Perito Qualificado pode ajudar a determinar qual a solução mais adequada ao seu imóvel. O aproveitamento de energia solar através de um sistema fotovoltaico ou solar térmico, uma bomba de calor ou vários sistemas em conjunto, podem ser soluções apropriadas para as suas necessidades.
6. Poupe água
Instale chuveiros com eficiência A+ e autoclismos dupla descarga. Evitar duches longos e banhos de imersão, fechar a torneira enquanto se escova os dentes, são pequenas medidas que podem fazer uma grande diferença.
7. Utilize materiais sustentáveis
Se pretende renovar o seu imóvel, escolha sempre que possível materiais sustentáveis e ecológicos. Não só está a ajudar o ambiente como garante uma melhor qualidade do ar interior.
8. Aposte na ventilação natural
Uma ventilação adequada é vital para garantir a qualidade do ar que respira no interior e para prevenir o aparecimento de patologias no seu edifício. Sempre que possível, utilize ventilação natural. Existem no mercado sistemas eficientes com isolamento acústico, que podem ser avaliados por um perito qualificado ou técnico especializado.