Se ao escolher um automóvel para comprar dá bastante importância a ‘quanto o carro gasta aos cem’, porque não valoriza ainda mais, quando escolhe um imóvel, ‘quanto a casa gasta’ em energia? Se pretende valorizar o seu imóvel, é importante atingir um valor atractivo nos consumos energéticos.
Poderá obter a resposta a esta questão, assim como a quantificação das respectivas emissões de CO2 associadas ao conforto e funcionamento do seu imóvel, através do Certificado Energético.
Uma das grandes vantagens no investimento em medidas de melhoria é a possibilidade de subir um ou mais níveis na classe energética. Não só melhora o conforto térmico interior e poupa na factura da energia, mas também ganha uma vantagem bastante competitiva no mercado imobiliário, caso pretenda arrendar ou vender o seu imóvel.
É obrigatório publicar a classe energética nos anúncios para vender ou arrendar imóveis. A crescente preocupação com a pegada ecológica no planeta e também com o bem estar individual mostram que o potencial comprador ou inquilino dão cada vez maior importância à classe energética dos imóveis onde habitam ou trabalham.
O certificado energético ajuda-o a perceber como valorizar o seu imóvel e quais as medidas de melhoria em que compensa investir para garantir um maior rendimento no mais curto prazo.